30 agosto 2014

As minhas dicas de estudo

   Uma das coisas mais essenciais para conseguires estudar como deve de ser é escolheres o sítio adequado: sem grandes distrações (computador, televisão, telemóvel...), silencioso e com espaço para colocares todos os teus materiais.
   Deves evitar estudar em alturas em que não tenhas mesmo vontade nenhuma, pois dessa forma não estarás tão concentrado no estudo. Se és daquelas pessoas que nunca tem vontade para estudar, então boa sorte com isso.
   Outra coisa importante é não deixares tudo para a véspera... eu costumo estudar com uns quantos dias de antecedência, consoante a quantidade de matéria.


Os melhores métodos de estudo

    É impossível aconselhar alguém a um determinado método de estudo porque cada um tem o seu. Mas estes aqui são, na minha opinião, os mais eficazes:

  • Ler uma data de vezes a matéria que vai sair e confirmar se já a sabes fazendo exercícios do manual, caderno de atividades, internet...
  • Ler tudo e resumir num caderno de estudos. (o que eu utilizo) 
  • Ler a matéria e escrever em cartões perguntas difíceis.
  • Escrever canções com a matéria.



Caderno de estudo: dicas de utilização

    No caderno de estudo não te podes limitar a copiar o que está escrito no manual. Lês uma parte e resumes por palavras tuas no caderno.
    Não te fiques só pelo livro: verifica sempre se tens anotações escritas no caderno diário, às vezes são mesmo importantes.
    Não escrevas a matéria toda corrida: deixa espaço entre cada um dos temas e faz esquemas, desenhos, sublinha, utiliza post-its: isso irá trabalhar a tua memória visual. A memória visual já me salvou numas quantas situações.




Dicas para te concentrares no estudo


  • Por muito que te custe tens de te habituar a escrever e a fazer apontamentos em vez de leres apenas. O teu cérebro não captará tanta matéria como capta quando escreves.
  • Estuda sozinho. Por muito tentador que seja estudar com alguém, não te fies só nisso. Faz um estudo intenso sozinho e só depois é que podes estudar acompanhado. Acabará por ser vantajoso para ti que estás a rever a matéria e para quem está a estudar contigo.
  • Evita estudar com música. Se estudares não metas as tuas músicas preferidas. Ouve ou noutras línguas ou músicas que não conheças muito bem, porque assim ficas a dar demasiada atenção à letra e à música. Porque não experimentas uma coisa diferente, para variar? Recomendo esta listazinha...(propaganda xDD).



Nota importante: 

 Por muito que te possa custar, tenta sempre estar atenta às aulas. Envolve-te na matéria que o professor está a dar...imagina-a na tua cabeça. Quando deres por ti parece que estás numa história.
  Qual é a vantagem?
  No momento em que fores estudar será muito mais fácil para ti recordares-te das "histórias"...já não as vais "ler" pela primeira vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário